Home

 

 

 

 

 

Nelson Cascais
Rememberance – The Poetry of Emily Bronte
CD
Robalo Music 2021

 

 

Mais conhecida como autora do romance clássico “O monte dos vendavais”, Emily Bronté possui uma interessante obra poética, apesar do seu desaparecimento prematuro, com apenas 30 anos de idade, e notável por ter vivido numa época em que as mulheres eram desaconselhadas de escrever. O livro foi, aliás, publicado sob o pseudónimo masculino de Ellis Bell, e durante muito tempo a crítica literária acreditou ter sido escrito por um homem, dada a densidade e a sexualidade que o percorre. A poesia de Emily Bronte é romântica, pastoral, bem ao estilo da época (início do século XIX), e permanece um modelo da poesia clássica britânica.
O disco de Nelson Cascais é todo ele inspirado nessa poesia, até na forma, melancólica, e seis dos dez temas que o compõem são vocalizados.
A voz escolhida foi a do jovem Cláudio Alves, acertada, entre o declamado e a canção, iluminada por um quinteto de ilustres do Jazz nacional: Cascais, Ricardo Toscano, João Pereira, Óscar Graça e Eduardo Cardinho. A poesia, o romantismo das palavras, a quietude, percorrem todo o disco sem sobressaltos, condicionado pelos dois instrumentos harmónicos – piano e vibrafone – e o saxofone de Ricardo Toscano surpreendentemente contido e lírico.     
Um disco inspirado e muito bonito, a confirmar Nelson Cascais também como compositor.

 

Cláudio Alves (voz),
Nelson Cascais (ctb),
Ricardo Toscano (sa),
João Pereira (bat),
Óscar Graça (p, sint)
Eduardo Cardinho (vib)